terça-feira, 7 de abril de 2009

O MITO DA ISENÇÃO - IMPARCIALIDADE

Nesse dia do Jornalista, vai os meus parabéns e um texto explicativo sobre imparcialidade.

Jornalismo e opinião

Tomás Barreiros

Quando o leitor se depara com uma coluna assinada, um artigo, um editorial, uma crítica, sabe que se trata da opinião daquele que assina o texto. Dado o modo como o jornal é montado, é de se esperar que o leitor comum julgue que um jornal limita a manifestação de opinião a esses espaços específicos, não maculando a informação objetiva dos fatos com carga de opinião. Ledo engano. Pedrinho Guareschi, no seu livro Comunicação e poder (1990), defende que os meios de comunicação de massa têm como função a legitimação do poder. Ele comenta:

“... a mistificação dos meios de comunicação reside no caráter ideológico das mensagens que eles irradiam. A ideologia, como um sistema de representações, é inseparável da experiência vivencial cotidiana dos indivíduos.” (1990:19)

Portanto, tudo que é divulgado nos meios de comunicação é impregnado de ideologia, já que a ideologia “é inseparável da experiência vivencial cotidiana dos indivíduos”. São muito interessantes as técnicas – descritas por Guareschi em sua obra – utilizadas pelos meios de comunicação para manipularseu público e impor, sub-repticiamente, sua ideologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário