segunda-feira, 20 de abril de 2009

A dificil arte de conviver com a democracia

O motivo real da não impugnação se deu a um fator facilmente constatado: Na defesa da chapa 02 esta claramente aberta a possibilidade de entrar em juízo para defender seus direitos. Um Juíz iria em primeiro lugar assegurar a democracia, em seguida analisar o regimento, se está de acordo com a lei e se garante plena participação social. Com isso a chapa 02 receberia em sua defesa um mandado de segurança paralisando momentâneamente o processo eleitoral.

Segundo o Comunicador Social, Clézio Mario, ex-sindicalista (fundador de vários sindicatos no nordeste do país e um dos responsáveis pela regulamentação da profissão de Técnico de Segurança no Trabalho no país) a tentativa de impugnação da chapa 02 demonstra a vontade da situação de se perpetuar no poder, contrariando o que ele chama de um dos pilares da democracia que é a alternância de poder.

Aprender a conviver com a democracia é aprender a viver com a diversidade de idéias e posicionamentos. E nessa sede de poder se servem de argumentos pífios, utilizando o próprio regimento eleitoral que com suas nuances semióticas está a anos luz de ser aberto, simples e consensual.

Não se faz democracia de forma burocrática, ou melhor buRRocrática, onde os interesses pessoais falam mais altos do que os objetivos principais de todos os estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário