quinta-feira, 16 de abril de 2009

Decisão de Verdade tem que ser no voto!

Urgente! Impugnação à vista!!

Resumo dos fatos do dia 15-04-09

A chapa 2 - oposição, entra com pedido de impugnação da chapa 1 - situação, contestando a presença nesta chapa da acadêmica de enfermagem Marjorie Sieben (ver tópico - Dia 9 de Abril de 2009 - Finalmente publicada a composição das chapas ). Motivo: Marjorie não apresentou documentação requerida no regimento eleitoral - Declaração de não vínculo com CAs e DAs.

A Comissão eleitoral(CE) indeferiu o pedido da chapa 2, isso mesmo, negou! Pois segundo o presidente da CE, Lucas de Albuquerque o Centro Acadêmico de Enfermagem não é reconhecido pelo DCE e consequentemente é como se não existisse para a comissão. Portanto Marjorie não precisaria apresentar nada na análise e interpretação da mesma comissão.

A Verdade é: Na prática o CENTRO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM MARIA ZÓFIA existe a vários anos e é reconhecido pela Universidade. Não é reconhecido pelo DCE por questão de semióticas ou na verdade por apoiar a oposição?


(existem outros CAs de oposição também não reconhecidos pela CE, como o de medicina por exemplo - ver comunidade de orkut de medicina no orkut:


Em represália a chapa 1 - situação, entra com pedido de impugnação da chapa 2 - oposição. Com o ridículo motivo embasado no seguinte item do regimento e que já foi alvo de dois posts nesse blog: Plantão do Blog - Últimas noticias e Quem disse que eu não falo bem da situação? .

Capítulo V- Da Campanha Eleitoral:
Art.22. É vedado ao DCE, DA´s e CA´s financiar ou disponibilizar bens para a campanha de modo a beneficiar nenhuma das chapas concorrentes ao pleito.

repetindo minha resposta a chapa 1 e a comissão eleitoral:

Como tesoureiro do CA posso compravar que não existe nenhum tipo de financiamento para qualquer uma das chapas concorrentes, visto que temos uma renda insignificante e completamente consumida em despesas do próprio Centro Acadêmico.

Agora a utilização do espaço físico da entidade ser questionado pela chapa 1 - situação é uma hipocrisia sem medida. A utilização do espaço físico é um direito dos alunos inquestionável. Eu acho normal que a chapa 1 - situação esteja todas as noites quando eu chego na faculdade postados ali no DCE, eles são a última gestão. Seria idiota da minha parte pedir pra eles não se reunirem alí e não me considero um idiota.

Como podem conferir os leitores essa tentativa de impugnação da chapa 2 - oposição, já estava ensaiada. Porém de acordo com a CE na noite de ontem, o pedido está fortemente sustentado pelo regimento e foi assim deferido, aceito. Com isso a chapa 2 - oposição tem 24 horas a contar da entrada do pedido na Comissão para apresentar defesa.

para refletir:

1 - A composição da Comissão Eleitoral é formada na sua maioria por Centros Acadêmicos simpatizantes da Situação (Chapa 1), portanto os resultados são tão óbvios quanto 1+1 = 2.

2 - Na opinião do leitor desse blog, o Centro Acadêmico de Enfermagem é fruto de uma ilusão coletiva?

3 - Qual resultado previsto de uma votação pela impugnação da chapa 2?

finalizo com a minha esperança : Decisão nas Urnas!

Decisão de Verdade tem que ser no voto!

6 comentários:

  1. Christian,

    Não me surpreende em nada tal noticia, pois isto já estava ensaiado, infelizmente este ato é tipico daqueles que hoje detêm o mandato a frente do DCE, porém isto entristece a todos que acreditam no movimento estudantil e na juventude como fator transformador da sociedade e atos como este sujos, rasteiros e de uma pequines politica denigrem a imagem do dce como um todo e de todo movimento estudantil da univali.
    Mais tenho certeza que chapa irá contestar este fato e caso a comissão eleitoral ignore a constestação e seja capacho da atual gestão não temos duvidas que irão na justiça buscar o seu direito e a imprensa deve fazer o papel de repudiar estes atos, eu como presidente de uma entidade politica caso isto aconteça estarei falando com o presidente do PP estadual Rotta e com o prefeito municipal Jandir, além de ir a camara e pedir aos vereadores uma moção de repudio e conversar pessoalmente com as entidades de classe para repudiar e execrar aqueles que fazem da democracia uma brinceideira e do poder como uma propriedade sua.

    ResponderExcluir
  2. CA reconhecido pela Universidade, e não pelo DCE... caramba, até parece que o DCE é maior que a Univali! Quanto a isso, a chapa 2 tem o direito de reclamar.

    Sobre o pedido da chapa 1: Art.22. É vedado ao DCE, DA´s e CA´s financiar ou disponibilizar bens para a campanha de modo a beneficiar nenhuma das chapas concorrentes ao pleito.

    Bom, então, ao meu ver, a situação não pode usar as dependências do DCE para se reunir, muito menos o dinheiro do DCE, que provavelmente foi usado para fazer camisetas, panfletos e etc.

    Já a utilização do espaço do CA pelos estudantes é inquestionável mesmo, mas para reuniões da chapa 2 não. É tão questionável quanto à situação colocada acima.

    Bom, pelo menos no meu humilde ponto de vista.

    ResponderExcluir
  3. 1 - O DCE TEM OBRIGAÇÃO, COMO FORMA DE RESPEITO AOS ALUNOS DE ENFERMAGEM, DE SE MANIFESTAR FORMALMENTE O POR QUE NÃO RECONHECE O CAEMZ- CENTRO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM MARIA ZÓFIA, que é uma entidade organizada constituida conforme documentação encaminhada ao DCE, que existe a vários anos, que é reconhecido pela Universidade, que já prestou vários serviços relavantes a sociedade, como a solidariedade voluntaria prestada por este Centro durante a última enchente, previnindo e informando casos de leptospirose, de inumeras outras ações de relevante importância. Como entidade de representação legítima e organizada dos acadêmicos do Curso de Enfermagem.

    2 - Da apresentação da documentação de inscrição de chapa da acadêmica de enfermagem Marjorie Sieben, quando todos os inscritos de todas as chapas tiveram sua documentação analisada e aprovada pela Comissão Eleitoral, com suas respectivas Declarações dos D.A.S e C.A.S. Porque em particular neste caso foi dispensada tal declaração quando todos precisaram apresentala sob pena de impugnação da chapa?

    3 - Do espaço democrático que todos os acadêmicos tem de direito, de se reunirem e se organizarem politicamente que são os Centros e Diretórios Acadêmicos, sendo que o próprio DCE que é a entidade maior serve com este mesmo propósito. Em verdade que a Chapa 1 sendo situação estando organizado e reunido como membros dentro do próprio DCE tem mais acesso e vem utilizando mais estes espaços, que particularmente considero legítimo como forma de expressão da atividade democratica. O que é ilegítimo é o pedido de impugnação em cima da Chapa 2 por estar tentando se organizar de forma honesta, coerente e legítima, oferecendo a toda comunidade acadêmica a opção de escolha da sua representatividade.

    ESPERO RESPOSTAS.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, ao invés de ficar um impugnando o outro, vamos esperar a votação, para ver quem está certo ou errado.
    Ou se a questão não é estar certo ou errado, então esperar o que os votantes escolham quem eles querem no "poder".

    ResponderExcluir
  5. A eleição para o DCE deveria ser um processo em que o academico possa escolhar uma chapa, que o represente
    Porém se pode obsevar que a chapa 1 tenta de todas as formas OPRIMIR, sim, esta é a palavra, todos aqueles
    que pensam de forma diferente a eles, não seria muito comparar a chapa 1 ao golpe militar de 1964...

    ASS: Alcides amorim junior, academico do 7 periodo de jornalismo

    ResponderExcluir
  6. nao cabe ao DCE reconhecer ou nao um CA, ele é reconhecido a partir do momento que passa a existir, a confusao proposital para oposição se deve ao fato de que os CAs nao se cadastraram para o CRB, mas o fato do CA nao ser cadstrado no CRB nao significa que ele nao existe.

    Outro Mentira desse DCE de Mentira é que sempre cobraram dos CAs essa filiação, nunca esse DCE enviou ao CA de Medicina um pedido de documentos (ate pq nao tinha interesse), mas uma do Patric Mentiroso, te desafio patrick a me mostrar um documento que prove que nos pediram esses documentos

    ResponderExcluir