quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia D - "Hay que endurecer pero sin perder la ternura jamás"


É hoje o dia em que democraticamente, espera-se, os acadêmicos da Universidade do Vale do Itajaí estão a escolher seus representantes. Assisti ontem a noite do começo ao fim o debate produzido na TV Brasil Esperança, e tentarei junto a mesma, nos dias que se seguem a liberação de alguns trechos para publicação nesse blog.

Quero parabenizar a Comissão Eleitoral e a Emissora pelo excelente trabalho. Simpatizantes de cada uma das chapas vão afirmar que seu candidato se saiu melhor que o outro. Questão de gosto não se discute.

Mesmo que eu não goste do ar pedante e convencido do acadêmico de direito e de suas frases carregadas de sarcasmo e irônia, não posso negar que o debate foi em sua essência o mais democrático e transparente possível. "Hay que endurecer pero sin perder la ternura jamás."

Engraçado o candidato da chapa 1 - situação. Estranho que ele goste de lembrar que a sua gestão foi a que fez isso e aquilo em relação as outras, que foi a primeira que assume receber bolsa da universidade... Mas tenho acompanhado as três últimas gestões e analisando aqui o quadro de integrantes das mesmas, parece que foram administradas pelo mesmo grupo, somente alterando-se em cargos e funções...

Outra coisa, ele disse que a chapa 1 era a oposição? ouvi direito isso? E o que foi aquilo deixando no ar, nas entrelinhas, mas não citando nomes: "tem apoiadores da chapa 2 que são mal exemplo aos estudantes?" Quem? Ele citou o Diego de farmácia, certo? Esqueceu que nas duas gestões anteriores estiveram juntos, pelo que me lembre e se eu não estiver enganado?

Isso me lembrou de um fato que aconteceu com esse blogueiro a muito tempo atrás no ensino médio. Quando fui candidato a presidente de Gremio Estudantil em uma escola pública em Pomerode-SC. Lá a diretora mandou que eu retirasse alguns acadêmicos da minha chapa, coisa que eu não concordei. Num segundo momento ela me levou a sua sala (para qual eu fui com a constituição federal em mãos) e me ameaçou por não ter obedecido suas ordens e afirmou que a constituição do portão do colégio pra dentro, não valia nada, quem mandava ali era ela. E de fato foi.

Na época o partido da diretora era o mesmo do governador do estado: resultado, eu tive que sair da cidade, pois não conseguia me matricular em mais nenhuma escola pública de lá. Além de perder a eleição é claro.

Não estou aqui nesse blog enganando ninguém ou sendo farsante como atacam diariamente simpatizantes da chapa 1 - DCE de Verdade (?). Já assumi publicamente meu voto no acadêmico Luiz Henrique, candidato a presidente na chapa 2, nós vamos invadir sua praia. Voto para invadir um espaço, uma lacuna entre os estudantes e a Universidade, como bem explicou o Luiz ontem no debate.

Voto contra o sarcasmo e as intimidações a todos os alunos, inclusive a blogueiros novatos, enfim. Voto a favor da liberdade de idéias e o confronto honesto entre opositores. Espero que os ventos soprem favoráveis a democracia e que nós possamos vivenciar uma alternância de poderes finalmente, após três gestões ou mais (é que antes disso eu não estava na Univali).

2 comentários:

  1. Não pude acompanhar o debate por causa da água que ameaçava entrar na minha casa. Então, não tenho muito a dizer.

    Mas fiquei estupefato com a história de Pomerode...

    ResponderExcluir
  2. Chris, realmente falaram bem do debate, mas o problema foi que não pude acompanhar, mas gostaria de dar uma ideia para o proximo post, por que não começar a buscar um modo melhor de todos votarem, sendo via a intranet, afinal todos tem acesso e seria mais seguro ate contra impugnações de urnas como todo ano ocorre, haveria a possibilidade?
    grato

    ResponderExcluir