segunda-feira, 13 de abril de 2009

"Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo".

Congresso de Adolescentes na Igreja Primitiva de Navegantes em 12-04-2009

Essa frase do indiano Mahatma Gandhi, me foi lembrada em conversa com o presidente da Comissão Eleitoral semana passada.

Estava cá com meus botões, refletindo sobre situação, oposição, jogos políticos, amigos, inimigos quando percebi o quanto realmente podemos nos distanciar de nossas raízes ideológicas.

E foi preciso eu ir a navegantes, apresentar teatro em uma igreja bem pequenininha, num congresso de adolescentes, um verdadeiro túnel do tempo pra mim (visto que sou fruto desse ambiente) e lá parar pra pensar sobre isso. Sobre as boas ideologias aprendidas na infância.

Mesmo que hoje eu não esteja mais no meio, certas raízes permanecem (calma não vou começar uma pregação aqui). Ver aqueles adolescentes, me fez pensar na disputa do DCE. Afinal todos os que hoje estão na faculdade uma hora já passaram por essa idade, o tempo da inocência!

De certa forma a disputa política me lembra tudo que eu já vi no ambiente religioso. Todos os lados de alguma forma acreditam possuir a verdade e se acham o melhor, e no passado até se matavam "em nome de Deus" durante as cruzadas. Ops, nem tão no passado assim, muita coisa ainda acontece hoje em dia, mas isso é assunto pra outro blog.

Mas o que é a verdade nesse jogo de interesses e de poder? Será que cada um se pergunta se vale a pena todas as brigas, os amigos que poderiam ser e não são? Os laços que poderiam ter criado e ao invés de pontes construíram barreiras? Vale a pena a vitória a todo custo? Vale a pena seguir a cartilha de Maquiavél, onde os fins justificam os meios?

O quanto esse blog tem se distanciado da tarefa que se propõe de cobertura das eleições, para estar se defendendo. Mas porquê? Desejo que cada um, do lado A ou do lado B, reflitam nesse momento.

E desejo a todos mais do que tudo Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário