quinta-feira, 16 de abril de 2009

Grave! Política de ameaças do DCE chega nesse blog!

Meus leitores, falando em nome do DCE o Sr. Patrick von Hebert, vem nesse blog, aplicar a política de ameaças vivenciada por vários acadêmicos, inclusive esse que vos escreve. Só quero avisar: nesse blog, essas ameaças não tem vez! mas não se preocupe acadêmico Renan Raul, você levantou uma hipótese, não confirmou uma tese.

Ameaçar processar um acadêmico por postagem no meu blog. Só podia vir da atual gestão. Que venham então. processar é uma coisa, ganhar é outra.

Patrick von Hebert deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Decisão de Verdade tem que ser no voto!":
Renan Raul,"Art. 22 do Estatudo do DCE - É vedado ao DCE, DA´s e CA´s financiar ou disponibilizar bens para a campanha de modo a beneficiar nenhuma das chapas concorrentes ao pleito."Primeiramente gostaria de lhe informar que seu comentário: "o dinheiro do DCE, que provavelmente foi usado para fazer camisetas, panfletos e etc", é uma acusação muito grave e cabível de processo penal contra você por calúnia (Art. 138 do Código Penal Brasileiro), com pena de Detenção de 6 meses a 2 anos e multa.
O que você está insinuando, será levado a diretoria jurídica do DCE e ao atual presidente desta entidade, que representa todo o diretório, para que sejam tomadas medidas contra este tipo de comentário.
Para seu conhecimento, todas as prestações de conta do Diretório Central dos Estudantes da Univali - Gestão 2008/2009, foram aprovadas por unanimidade pelo Conselho de Representantes de Base e estão disponíveis na sede desta entidade.Espero que você tenha provas quanto a este discurso.

Publiquei o post não por concordar com as ameaças mas pra mostrar para todos os leitores do que a atual gestão é capaz para se manter no poder de uma entidade estudantil

Confira o blog do Renan, andei por lá, li e gostei. Não conheço o rapaz, mas promete
http://renanraul.blogspot.com/

6 comentários:

  1. Mas isso é uma política de ameaças ou uma polítuca de se defender direitos?
    Quer dizer que o cara levanta uma acusação leviana de que a chapa 1 faz campanha com dinheiro do DCE, e isso é correto, aí vem um companheiro se defender das acusações e alertá-lo de que calúnia é crime tipificado no Código Penal é ameaça???????
    Bom Christian, meu prezado amigo, que você está do lado da chapa 2, isto é fato, agora seria interessante que estivesse também do lado do bom senso!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Christian,

    Como anteriormente já conversado com você, mais uma vez pontuo o respeito e admiração que tenho por este blog, mesmo se colocando claramente parcial, e contrário a atual administração do DCE, admiro pessoas como você que não escondem suas convicções e princípios.
    Lendo sua última postagem, decidi me fazer presente nesta discussão, visto a discordância em várias idéias expostas no seu texto.
    Ontem à noite estive na Univali e acompanhei “in loco” os pedidos de impugnação de ambas as chapas.
    Antes de adentrar no mérito da questão, gostaria de compactuar com sua idéia de que uma campanha justa, correta e limpa, se faz no voto, nas urnas, respeitando a decisão e preferência da maioria dos acadêmicos votantes para qualquer pleito. Sou contra pedidos de impugnação em qualquer disputa, porém sou a favor da justiça e o que é justo deve ser cumprido. A chapa 2, requereu impugnação da chapa 1, alegando o vínculo da acadêmica Marjorie Sieben com entidade estudantil, questão esta não permitida pelo Regimento da Comissão eleitoral.
    Acontece que na hora da formulação deste requerimento, o requerente esqueceu-se de se atentar não só ao regimento da comissão eleitoral, bem como ao Estatuto do DCE da Univali, que consta que são reconhecidos os Centros Acadêmicos devidamente filiados ao DCE. Cabe lembrar, que o Centro Acadêmico Maria Zófia ( C.A. do curso de Enfermagem) teve quase um ano para se filiar ao DCE da Univali. Exatamente! Quase 12 meses para se filiar! O que significa sua representante legal assinar uma ficha com dados cadastrais do C.A. e entregar ao presidente do DCE.
    Porém, assim não foi feito em virtude de que o C.A., representado por sua presidente, resolveu fazer uma oposição silenciosa ao longo destes quase 12 meses e só se lembrou de filiar-se ao DCE, nas vésperas da eleição para a entidade. Não só o C.A. de Enfermagem (o qual reitero meu respeito e carinho, bem como um pai tem por um filho), como o C.A. de Medicina também tropeçou no mesmo erro e vaidade. Confundiram pessoalidade com política. Acredito que se no passado, estes dois centros acadêmicos, tivessem se lembrado de fazer oposição ao DCE durante o mandato da atual gestão, hoje teriam legitimidade para serem postulantes de qualquer requerimento.
    O velho jeito de fazer uma política eivada de vícios, de rancor e de ataques pessoais, resulta exatamente nestes erros.
    Também não considero correto o pedido de impugnação feito pela chapa 1, que apesar de se fundamentar em quesitos regimentais, deve sempre se lembrar que o bom senso, e o estado democrático de Direito, estão acima das leis.
    Acompanhando os comentários em virtude do “post” pertinente a estas questões, com dois deles fiquei pasmo.
    O primeiro feito por um grande amigo e companheiro meu, o qual respeito incondicionalmente por ser uma liderança nata, um jovem aguerrido e de princípios incontestáveis. Eduardo Assis comenta que se caso for, fará questão de levar ao conhecimento da câmara de vereadores, e ao conhecimento do prefeito municipal, uma possível postura duvidosa adotada pela Comissão Eleitoral. Quero dizer, que a câmara de vereadores não tem legitimidade para intervir na disputa de um entidade social. Muito pelo contrário! Quem tem legitimidade para intervir numa disputa do tipo, presidência da câmara de vereadores, é o DCE, que é uma entidade social reconhecida pelo regimento interno da câmara, podendo ocupar a tribuna pública através do mandato de qualquer vereador. Bom, o prefeito de Itajaí, além de não ter legitimidade para intervir nas eleições para o DCE, tenho certeza que está preocupado com o descaminho que toma a administração pública nestes primeiros 100 dias de governo. Se por ventura o prefeito Jandir topasse intervir nas eleições do DCE, sugestionaria a ele que intervisse nas eleições para Reitor da Univali, a qual é um entidade pública de Direito privado e que esta sim, o poder público tem legitimidade para se impor, porém não se impõe pois as esferas políticas são sempre maiores que os interesses do povo.
    Quanto ao comentário INFELIZ do companheiro Renan Raul, quero afirmar que o DCE é maior que a UNIVALI sim, e suas competências e aussadas não se confundem.
    O que é maior para este momento, é a falta de concepção política e de conhecimento para se fazer comentários como este. Alegar que a chapa 1 utiliza de recursos originários do DCE para o financiamento de sua campanha, é crime previsto no código penal, além de ser de uma falta de caráter absurda o levantamento desta idéia leviana e irresponsável. Sugiro que numa próxima oportunidade, o nobre companheiro se disponha também a provar sobre aquilo que afirma, ou tenha hombridade para ao menos se identificar e responder na justiça por esta acusação. Isto não é uma ameaça, é uma promessa. Por falar em responder na justiça, fui informado na semana passada que eu estaria possivelmente sendo processado. Estou esperando o oficial de justiça bater na minha porta...
    Um abraço Christian, e obrigado pela oportunidade!
    Antônio Robson Dias Filho ( este é meu nome completo)

    ResponderExcluir
  3. Da mesma forma Antonio Robson, espero que a chapa 1 tenha provas de que sou eu que financio a chapa 2 (sou o tesoureiro do CA acusado pela chapa 1 de financiar a chapa 2), já que foi com esse recurso que entraram com pedido de impugnação. E agora?

    ResponderExcluir
  4. Uau, confesso que fiquei pasmo.

    Mas tudo bem, continuarei publicando em meu blog o que penso. Claro que não tenho provas quanto ao uso do dinheiro, e disso falei no meu blog. Tive o cuidado de usar a palavra "provavelmente".

    Provavelmente o Universo foi criado pelo Big Bang. Mas quem tem certeza?

    ResponderExcluir
  5. Está certo Renan!
    Apesar da acusação feita nas entre-linhas, é notório que você é um cara inteligente e de bom humor!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Amigos

    Só para esclarecer em nenhum momento quis dizer em ir a camara e pedir a intervenção nas eleições da univali. se falei isto falei de forma equivocada o que quis dizer é que caso mais uma vez a eleição seja constituida desses vicios e dessas disputas administrativas, a qual concordo plenamente com o antonio robson que as eleições devem ser disputadas nas urnas, precisamos para o bem do movimento estudantil levar esta questão a todas as instâncias e rediscutir o movimento como um todo e o papel da juventude no cenario politico.
    Caso me fiz entender de outro modo peço desculpas pois as vezes no calor das emoções escrevemos coisas erradas, porém temos de ter a humildade de reconhecer nossos erros e corrigi-los.

    Abraços a todos, só para esclarecer tenho minha chapa de preferência, porém sempre torci para a democracia e para que o DCE possa ser respeitado e admirado por toda a comunidade academica.

    ResponderExcluir